Oficinas e carros elétricos ainda têm uma relação muito diminuta
Há perto de uma dezena de lojas de reparação de veículos sem emissões em Portugal. A reconversão vai começar nos próximos anos e as oficinas de bairro estão em risco, se não começarem a pensar no futuro.
Há mais de 30 mil carros elétricos a circular em Portugal. Boa parte deles ainda está coberta pela garantia das marcas, que são obrigadas a reparar estes veículos, pelo menos, nos primeiros três anos.
Ainda assim, já há no mercado perto de uma dezena de oficinas independentes para quem precisa de cuidados nos automóveis a baterias. Este é o retrato da relação de muito baixa tensão entre oficinas e carros elétricos.
As oficinas, de uma forma geral, ainda estão muito ligadas ao modelo tradicional. Os elétricos ainda são um pequeno nicho de mercado.
Em Portugal, estima-se que existam 8000 oficinas, mais de metade das quais (4500) são independentes.
Não é qualquer pessoa que pode reparar um carro elétrico, embora os mecânicos até aos 40 anos já têm bons conhecimentos em mecatrónica. O que facilita muito, pois ao ligarem o computador ao automóvel, conseguem identificar parte das avarias através dos semicondutores.
Para lidar com os carros elétrícos, acrescenta-se a formação para lidar com a alta tensão das baterias, o que é relativamente simples para quem tem vontade de o fazer e de aprender.
Encontrar especialistas em mecatrónica não é difícil, porque é uma atividade que interessa muito aos jovens, cada vez mais habituados a lidar com as novas tecnologias.
Transformar uma oficina independente de veículos a combustão numa oficina para reparar carros elétricos ainda é muito arriscado porque grande parte dos carros novos eletricos ainda estão no período da garantia do fabricante.
Mas é algo que acabará de acontecer, de forma gradual com o decorrer do tempo. Não existem grandes dúvidas de que boa parte das oficinas terá de se converter e apostar em novas fontes de receita. As oficinas menos preparadas, muito focadas na reparação da mecânica tradicional, têm os dias contados.
Converter uma oficina convencional num espaço para elétricos custa atualmente alguns milhares de Euros, mas não vejo volta a dár.
As oficinas têm de começar a aumentar e a diversificar os serviços para poderem sobreviver à nova geração de automóveis.