Um filtro de partículas é um dispositivo instalado em sistemas de exaustão de motores, especialmente em motores a diesel, projetado para capturar e reduzir emissões de partículas sólidas, como fuligem. Essas partículas são um subproduto da combustão incompleta de combustíveis e podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.
Como funciona:
Captura de Partículas: O filtro retém partículas de fuligem provenientes dos gases de escape.
Regeneração: O filtro periodicamente aquece essas partículas (em um processo chamado regeneração) para queimá-las e convertê-las em gases menos prejudiciais, como dióxido de carbono.
Manutenção: Caso o filtro não consiga regenerar automaticamente, pode ser necessário realizar uma limpeza manual ou substituí-lo para evitar entupimentos.
Tipos de filtros:
DPF (Diesel Particulate Filter): Usado principalmente em veículos a diesel.
GPF (Gasoline Particulate Filter): Para veículos a gasolina, especialmente com motores de injeção direta.
Os filtros de partículas são obrigatórios em muitos países devido às regulamentações ambientais, como as normas Euro na Europa, que visam reduzir emissões poluentes【6】【7】.
legenda da foto
Aqui está uma imagem detalhada que ilustra o funcionamento de um filtro de partículas (DPF - Diesel Particulate Filter). Ela mostra as principais partes do dispositivo, como o interior em forma de colmeia, por onde passam os gases de escape, além de setas indicando o fluxo de partículas e gases. Este tipo de filtro é essencial para reduzir as emissões de poluentes de veículos movidos a diesel.