Quando se deve preocupar com o fumo branco
O fumo branco em motores a diesel e gasolina pode ser normal, mas se não for em pequenas quantidades e desaparecer rapidamente pode ter alguma anomalia. Para conhecer o motivo exato que leva a esse fumo branco analise qual das seguintes situações se parece mais com a sua:
Fumo branco e espesso ao arrancar um motor a gasóleo
Se quando arranca o seu carro a diesel lhe custa a arrancar, faz muito fumo branco e este tarda em desaparecer, tem um problema com a injeção diesel ou alguma vela de incandescência
Este problema deve-se a que a sua bomba de injeção injete o combustível muito rápido e só queime uma parte do mesmo, fazendo com que o resto se evapore através do tubo de escape. No caso do seu carro a diesel não ter uma bomba de injeção, o problema deve-se a que a câmara de combustão esteja muito fria e tenha algum problema com os pré-aquecedores.
Fumo branco ao arrancar e durante a condução
Se o fumo se mantém por mais tempo após o arranque do carro o mais provável é que este tenha um problema de refrigeração que afeta a junta da cabeça do cilindro. O anticongelante está a entrar no cilindro, está a misturar-se com o combustível e isso provoca o fumo branco que pode ver no tubo de escape.
Terá em princípio que substituir a junta da cabeça.
Se o fumo tiver uma cor azulada, também pode ser que o óleo esteja a passar para a câmara de combustão, e ai as coisas ficam mais complicadas, mas nada que um mecânico não resolva.
Fumo branco muito grosso durante a condução
Este é o problema mais grave de todos, já que se deve a que se esteja a queimar o líquido refrigerador do motor. Esta falha implica uma avaria importante na junta da cabeça do cilindro ou mesmo uma racha no próprio bloco do motor, duas reparações mais dispendiosas.
Se a sua situação se parece com uma destas tem que reparar o seu automóvel o mais rápido possível. Quanto mais tempo demorar, pior serão os estragos e mais caro será repará-lo. De facto, o dano no motor poderá vir a ser tão grave que poderá inutilizá-lo por completo.
Apesar de que reparar a cabeça do cilindro possa ser dispendioso, é muito mais caro ter de reparar uma racha no bloco do motor, ou ter de o substituir por completo. Quanto mais depressa atacar este problema, menos terá que gastar para fazer com que o seu carro deixe de deitar fumo branco ao arrancar. Com o problema diagnosticado poderá verificar nos nossos produtos qual é que se adapta ao tipo de anomalia. Pode verificar todos os produtos que temos para as diversas avarias e manutenção, bem como começar a fazer um pouco de prevenção.