Embora esteja a crescer dia a dia, o mercado de e-commerce ainda encontra pessoas resistentes. Os dois principais medos dos clientes são o receio de expor informações pessoais no ambiente online e a incerteza sobre a entrega correta do produto. Mas existem bons motivos para começar a comprar pela web. Você pode adotar alguns hábitos para garantir a segurança dos seus dados e tornar sua experiência online muito mais confiável, além de vantajosa, já que os preços de produtos na internet podem ser mais baixos do que nas lojas físicas.
A praticidade de comprar produtos sem sair de casa, e o baixo custo é uma das vantagens que os consumidores procuram no comércio online
1 - Sites de confiança possuem certificados de organizações especializadas
Certificados de segurança são emitidos por organizações de confiança da internet e exibidos na forma de uma imagem dentro do site. Alguns sites fraudulentos podem colocar um símbolo falso, mas basta você clicar em cima da imagem para ser redirecionado diretamente ao site da organização e confirmar se existem credenciais válidas.
2 - Produtos online podem ser mais baratos
Uma das principais vantagens do e-commerce sobre as lojas físicas é a possibilidade de oferecer produtos e serviços a preços mais baixos. Um dos fatores para isso é que na web há mais mecanismos para pesquisa de preços, e os fornecedores usam essas ferramentas também para destacar os itens que estão em promoção. Além da redução nos valores, geralmente lojas online oferecem condições vantajosas em relação às lojas físicas, menos encargos com o pessoal.
3 - Você tem garantido o direito de devolver ou trocar
O Código de Defesa do Consumidor é aplicável nas compras feitas pela internet, e obrigatório quando o cliente e o fornecedor estiverem estabelecidos no Portugal. Caso o produto entregue ou serviço executado não seja o prometido, a lei prevê que nos primeiros 14 dias, você pode solicitar, à sua escolha, a substituição do produto por outro em perfeitas condições; o refazimento do serviço; a restituição imediata da quantia paga; o abatimento proporcional do preço ou a complementação da medida do produto, por exemplo quando você não recebe toda a quantidade de itens que havia adquirido.
4 - Consumidor também pode desistir ou se arrepender da compra
O Código também prevê que o cliente pode “exercer o direito de arrependimento” quando o produto ou serviço recebido não corresponder às suas expectativas ou for induzido a contratar. Nestes casos, o consumidor poderá arrepender-se num prazo de até catorze dias a partir da assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria. O cliente deve solicitar a devolução da quantia paga e devolver o produto.
5 - O conforto de comprar sem sair do seu sofá
Outro benefício das compras pela internet é a comodidade. A loja online é, basicamente, um espaço onde você pode analisar o produto que quiser, durante o tempo que quiser, sem precisar entrar em filas, esperar no caixa ou argumentar com vendedores. A experiência de realizar uma compra com total conforto e praticidade é uma das vantagens que fez o e-commerce crescer tão expressivamente nos últimos anos.
6 - Encontrar produtos muito específicos que você não vê todos os dias nas prateleiras
Ás vezes, você precisa de um objeto em particular, com uma função bastante específica. Você não precisa “bater perna” em lojas diversas até encontrar o que procura. A busca online é muito mais rápida e prática, e possivelmente oferece uma quantidade maior de itens disponíveis dentro do que você está procurando.
7 - Acompanhar os prazos de entrega
O prazo de entrega definitivamente não é uma vantagem dos e-commerces, já que nas lojas físicas o cliente sai com o produto em mãos, na hora da compra. Apesar disso, os logistas e as transportadoras têm aprimorado cada vez mais a qualidade do serviço. Em muitos dos e-commerces, é possível acompanhar pelo site o caminho que o seu produto está percorrendo até chegar à sua posse.
ATENÇÃO
Verifique se a loja tem número de contribuinte verdadeiro, se tem telefone fixo? se tem telémovel registado em uma opradora Portuguesa
Faça uma busca no Google sobre o nome da loja, verifique se existem comentários
Veja se a loja online tem o IBAN, se aceita pagamentos por transferência, se gera referencias multibanco, se existe espaço físico, se existem pessoas com rosto que representem a loja, todos estes pequenos detalhes são uma mais valia para intermediar os negócios entre as pessoas
Nunca esqueça quando a oferta é demasiado grande, devemos sempre desconfiar
É obrigação das lojas passarem fatura e cobrarem os respetivos impostos. Exija sempre fatura, se você quer com ou sem número de contribuinte isso é outro assunto.
A fatura é uma garantia plena para o produto ou serviço que está a adquirir, não facilite.